MOTOR FALHANDO EM RETOMADAS OU QUANDO FRIO DEMORA PARA FUNCIONAR
SITUAÇÃO: O motor falha em subidas, retomadas ou em ultrapassagens, quando mais se precisa de força. E quando está frio demora para funcionar, mesmo abastecido com gasolina e a temperatura ambiente está acima de 20ºC. O veículo já foi realizado as revisões preventivas, e as velas tem aproximadamente uns seis meses de uso. Ao diagnosticar o sistema de injeção com o Pc-scan podem gerar códigos de falhas "P0300, P0301, P0302, P0303, P0304, P1300, P1301, P1302, P1303, P1304, P130A" - Falha de ignição , ou até mesmo o código "P0420" - Baixa eficiência catalítica.
CAUSA: Ao verificar o estado das velas, nota-se que nas pontas, aonde saem as faíscas estão avermelhadas.
Um fabricante de velas realizou testes com algumas amostras de velas nestas condições, e confirmou que a origem do contaminante avermelhado é do combustível, trata-se de substâncias de óxido de ferro adicionadas na gasolina para aumentar a octanagem do combustível. As velas por ser um condutor elétrico, a presença de ferro em seus contatos, provoca perda de isolação, reduzindo a eficiência na queima de combustível, por ter alto ponto de fusão, nem mesmo o funcionamento do motor é capaz de promover a autolimpeza desses itens.
SOLUÇÃO: Substituir o combustível por outro de melhor qualidade, em alguns casos é necessário até trocar de local de posto de abastecimento. Após a substituição do combustível, para que melhore o funcionamento do motor é recomendado que as velas também sejam substituídas, mesmo que tenham pouco tempo de uso.
OBS: As substâncias de óxido de ferro podem atingir também os sensores de oxigênio e o catalisador.
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