MARCHA LENTA IRREGULAR
DEFEITO 1: Sensor Map.
Marcha lenta do motor oscilando causando mistura rica e cheiro forte de combustível. A luz da injeção acende, mas apaga acelerando o motor. Ao diagnosticar o sistema de injeção apresenta os códigos de falha do sensor de oxigênio e seus valores ficam próximo de zero.
CAUSA: Sensor MAP danificado ou contaminado com óleo.
SOLUÇÃO: Efetuar limpeza no sensor MAP ou substitua se necessário.
DEFEITO 2: Deficiência de alimentação do módulo da injeção.
O veículo apresenta oscilação na marcha lenta, e não grava nenhum código de avarias.
CAUSA: Alimentação irregular da do U.C.
SOLUÇÕES:
- Verificar tensão de bateria, aterramento do motor ou substituir o relê principal da injeção.
- Desconectar o conector da U.C. do motor, aplicar limpa contato e conectar novamente eliminando um possível mau contato, também verifique todo o chicote.
DEFEITO 3: Válvula de canister
CAUSA: Válvula do canister defeituosa. A finalidade desta válvula é restringir temporariamente os gases acumulados do tanque de combustível. O seu funcionamento correto é se manter fechada com o motor desligado ou até que a rotação do motor atinja aproximadamente 3000 rpm, pois se esses gases atingirem a câmera de combustão dentro destas condições, causarão irregularidades na mistura de combustível, e o motor poderá apresentar oscilações na marcha lenta. Com a rotação do motor acima de 3000 rpm, a válvula fica aberta, facilitando a liberação dos gases do tanque, porém nesta rotação os gases são queimados normalmente sem alterar o bom funcionamento do motor.
SOLUÇÃO: Testar as condições físicas da válvula do canister e substituir se necessário.
DEFEITO 4: Injetor de partida frio
Nos veículos flex o motor fica com a marcha lenta oscilando apresentando mistura rica.
CAUSA: A eletroválvula do sistema de partida frio, é responsável por enviar gasolina para o coletor de admissão, sua vedação pode ser insuficiente, permitindo a passagem de combustível de forma incorreta.
SOLUÇÃO: Verificar o funcionamento da eletroválvula, se for necessário substitua por uma nova ( se for constatado vedação insuficiente).
DEFEITO 5: Válvulas do cabeçote desreguladas.
CAUSA: Em alguns modelos de motores ainda é possível efetuar regulagem das válvulas, e em caso de manutenção ou desgaste, a distância de abertura das válvulas com os balancins, pode ficar fora do recomendado pelo fabricante, apresentando irregularidades no funcionamento do motor, podendo causar oscilações na marcha.
SOLUÇÃO: Efetuar a regulagem das válvulas com com o motor frio, seguindo as seguintes especificações:
- Válvulas de admissão: 0,05 a 0,12 mm;
- Válvulas de escape: 0,15 a 0,22 mm.
DEFEITO 6 : Válvula do avanço variável.
Marcha lenta do motor irregular, o valor do sensor MAP acima do limite, o tempo de injeção alto causando mistura rica e apresentando códigos de falhas relacionados ao sensor de rotação.
CAUSA: Vários modelos de veículos normalmente das marcas Honda, Toyota, Hyundai, Mitsubishi, possuem a válvula da polia de avanço variável, localizada no cabeçote, que acionada pela pressão de óleo, tem a finalidade de adiantar ou atrasar o ponto da ignição. Com o tempo essa válvula pode acumular resíduos de óleo, apresentando dificuldade em alterar o ponto da ignição corretamente.
SOLUÇÃO: Substituição da válvula do avanço variável.
DEFEITO 7: Motor fora de ponto.
CAUSA: Em manutenção de troca de correia dentada, por falta de ferramentas específicas ou por desgaste do tensionador da correia de alguns modelos de motores, o motor pode ficar fora de sincronismo, um dente apenas fora de sincronismo é suficiente para gerar uma oscilação na marcha lenta, causando mau funcionamento no motor.
SOLUÇÃO: Verifique o ponto correto da correia dentada.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico:
- ATENDIMENTO POR TICKETS: O cliente acessa o site www.suporte.napro.com.br, criando um novo ticket, expondo as suas dúvidas. Esse sistema já possui uma busca de informações automática, de acordo com o assunto digitado, já disponibiliza algumas sugestões de respostas. Ao enviar o ticket, é encaminhado diretamente ao departamento de suporte técnico e em seguida estará sendo atendido. Opção mais rápida e recomendada.
Clique aqui para obter outras opções de atendimento do suporte técnico
« Voltar