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VEÍCULOS EM GERAL - Marcha lenta irregular

Solução

MARCHA LENTA IRREGULAR 

 

 

DEFEITO 1: Sensor Map.

Marcha lenta do motor oscilando causando mistura rica e cheiro forte de combustível. A luz da injeção acende, mas apaga acelerando o motor. Ao diagnosticar o sistema de injeção apresenta os códigos de falha do sensor de oxigênio e seus valores ficam próximo de zero.

CAUSA: Sensor MAP danificado ou contaminado com óleo.

SOLUÇÃO: Efetuar limpeza no sensor MAP ou substitua se necessário.

 

DEFEITO 2: Deficiência de alimentação do módulo da injeção.

O veículo apresenta oscilação na marcha lenta, e não grava nenhum código de avarias.

CAUSA: Alimentação irregular da do U.C.

SOLUÇÕES: 

- Verificar tensão de bateria, aterramento do motor ou substituir o relê principal da injeção.

 - Desconectar o conector da U.C. do motor, aplicar limpa contato e conectar novamente eliminando um possível mau contato, também verifique todo o chicote.

 

DEFEITO 3: Válvula de canister

O veículo apresenta oscilação na marcha lenta, e não grava nenhum código de avarias.

CAUSA: Válvula do canister defeituosa. A finalidade desta válvula é restringir temporariamente  os gases acumulados do tanque de combustível. O seu  funcionamento correto é se manter fechada com o motor desligado ou até que a rotação do motor atinja aproximadamente 3000 rpm, pois se  esses gases atingirem a câmera de combustão dentro destas condições, causarão irregularidades na mistura de combustível, e o motor poderá apresentar oscilações na marcha lenta. Com a rotação do motor acima de 3000 rpm, a válvula fica aberta, facilitando a liberação dos gases do tanque, porém nesta rotação os gases são queimados normalmente sem alterar o bom  funcionamento do motor.

SOLUÇÃO: Testar as condições físicas da válvula do canister e substituir se necessário.

 

DEFEITO 4: Injetor de partida frio

Nos veículos flex o motor fica com a marcha lenta oscilando apresentando mistura rica.

CAUSA: A eletroválvula do sistema de partida  frio, é  responsável por enviar gasolina para o coletor de admissão, sua vedação pode ser insuficiente, permitindo a passagem de combustível de forma incorreta.

SOLUÇÃO: Verificar o funcionamento da  eletroválvula, se for necessário substitua por uma nova ( se for constatado vedação insuficiente).

 

DEFEITO 5: Válvulas do cabeçote desreguladas.

CAUSA: Em alguns modelos de motores ainda é possível efetuar regulagem das válvulas, e em caso de manutenção ou desgaste, a distância de abertura das válvulas com os balancins, pode ficar fora do recomendado pelo fabricante, apresentando irregularidades no funcionamento do motor, podendo causar oscilações na marcha.

SOLUÇÃO: Efetuar a regulagem das válvulas com com o motor frio, seguindo as seguintes especificações:

- Válvulas de admissão: 0,05 a 0,12 mm;

- Válvulas de escape: 0,15 a 0,22 mm.

 

DEFEITO 6 : Válvula do avanço variável.

Marcha lenta do motor irregular, o valor do sensor MAP acima do limite, o tempo de injeção alto causando mistura rica e apresentando códigos de falhas relacionados ao sensor de rotação.

CAUSA: Vários modelos de veículos normalmente das marcas Honda, Toyota, Hyundai, Mitsubishi, possuem a válvula da polia de avanço variável, localizada no cabeçote, que acionada pela pressão de óleo, tem a finalidade de adiantar ou atrasar o ponto da ignição. Com o tempo essa válvula pode acumular resíduos de óleo, apresentando dificuldade em alterar o ponto da ignição corretamente.

SOLUÇÃO: Substituição da válvula do avanço variável.

 

DEFEITO 7: Motor fora de ponto.

CAUSA: Em manutenção de troca de correia dentada, por falta de ferramentas específicas ou por desgaste do tensionador da correia de alguns modelos de motores,  o motor pode ficar fora de sincronismo, um dente apenas fora de sincronismo é suficiente para gerar uma oscilação na marcha lenta, causando mau funcionamento no motor.

SOLUÇÃO: Verifique o ponto correto da correia dentada.

 

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Detalhes do artigo
ID do Artigo: 340
Categoria: Dicas Técnicas - problemas nos veículos
Data de publicação: 17-02-2016 17:10:12
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