MOTOR NÃO FUNCIONA QUANDO ESTÁ FRIO
DEFEITO 1: Mangueiras do coletor de admissão.
Em alguns veículos com acelerador eletrônico, o motor não funciona quando frio, gerando mistura rica.
CAUSA: Mangueira da tomada de ar do corpo de aceleração ou coletor de admissão ligada na tampa de válvulas ou a mangueira do servo freio (hidro-vácuo), obstruída, dificultando a estrada de ar para dentro do corpo de aceleração, quando a borboleta está totalmente fechada. Quando o motor está frio, a borboleta fica totalmente fechada com função do afogador eletrônico.
SOLUÇÃO: Substituir ou reparar as mangueiras.
DEFEITO 2: Reservatório de partida frio.
CAUSA: O prazo de validade da gasolina do reservatório de partida frio no máximo 6 meses, após esse tempo a gasolina pode a eficiência de sua octanagem, ou até mesmo apresentar mau cheiro.
SOLUÇÃO: Em tempos periódicos, substitua o combustível do reservatório de partida frios, sempre colocar o melhor tipo de gasolina possível;
DEFEITO 4: Solenóide de partida frio.
CAUSA: O solenoide de partida frio, normalmente utiliza uma tomada de ar admitido. E para ser acionado é necessário que a temperatura do ar esteja abaixo de 16 Cº. Se essa mangueira também estiver obstruída, dificultará o seu funcionamento.
DEFEITO 4: Aprendizado de combustível.
CAUSA: O módulo de injeção por alguma deficiência de programação, não efetua o aprendizado e o reconhecimento de combustível em que o veículo está utilizando.
SOLUÇÃO: Em vários sistemas de injeção, na tela do modo contínuo do Pc-scan é possível visualizar o perfeito reconhecimento da mistura, e posteriormente efetuar o aprendizado do combustível. Segue a tabela abaixo:
Em alguns veículos que não possuir o recurso de aprendizado forçado de combustível, poderá efetuar alguns procedimentos manuais:
Clique aqui para obter informações de aprendizado de combustível manualmente
DEFEITO 5: Regulador de pressão de combustível ou bomba de combustível.
Ao ligar a ignição sem funcionar o motor quando está frio, com auxílio de um manômetro, verifica-se que a pressão bomba de combustível está baixa, depois de insistir na partida quando o motor funciona a pressão se estabiliza e mantém pressurizada.
CAUSA: Regulador de pressão de combustível ou bomba de combustível com funcionamento irregular, e quando esfria o motor, a linha de combustível não se pressuriza corretamente antes da partida do motor.
SOLUÇÃO: Substituir o regulador de pressão ou a bomba de combustível se necessário.
DEFEITO 6: Sensor de temperatura.
CAUSA: Sensor de temperatura com defeito pode passar informações erradas para o módulo da injeção e em alguns casos não gera nenhum código de falha, desta forma o módulo entende que a temperatura do motor está diferente da temperatura real, aumentando ou diminuindo o tempo de injeção, podendo dificultar a partida do motor quando está frio.
SOLUÇÃO: Existe uma forma simples de detectar se existe algum problema relacionado ao sensor de temperatura, basta desligar o conector do sensor antes de ligar a ignição na primeira partida do motor do dia, quando o veículo estiver frio, se o motor funcionar sem dificuldades, há uma grande chance e existir algum defeito no sensor, pois quando o módulo não recebe o sinal deste sensor, estará entrando em modo de emergência, utilizando um valor de temperatura padrão de fábrica para o motor entrar em funcionamento.
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