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VW - Kombi 1.6 - bosch motronic mp 9.0 - queima freqüente da bobina de ignição

Solução

QUEIMA FREQÜENTE DA BOBINA DE IGNIÇÃO - VW - KOMBI 1.6 - BOSCH MOTRONIC MP 9.0

 

SITUAÇÃO: Queima freqüente do conjunto bobina / módulo de potência paralisando o motor por falta de alta tensão na bobina e velas de ignição.


CAUSA: O problema geralmente ocorre quando há a necessidade de desligar a bateria do veículo para a execução de algum trabalho, esse desligamento é feito soltando-se o fio massa preso no monobloco. O fabricante recomenda desligar diretamente no borne negativo da bateria porque o módulo de potência de ignição agregado à bobina tem o seu aterramento no terminal massa da bateria. Desligando-se o negativo no monobloco do veículo e não no borne da bateria ela continuará ligada através do fio massa de aterramento do módulo de ignição. Se a chave de ignição for ligada com o negativo do monobloco desligado a corrente da bateria circulará pelo fio massa do módulo de ignição de pequena bitola provocando super aquecimento e interropendo-o além de danificar também a bobina. Se for substituída a bobina sem refazer o chicote de aterramento do módulo, ao se ligar o veículo a falta de massa do módulo provocará novamente a queima do conjunto bobina módulo de ignição e assim quantos conjuntos forem trocados.

 

SOLUÇÃO:

 

- Nunca desligar a bateria soltando-se o massa do monobloco. Desliga-la soltando-se o borne negativo da própria bateria;

 

- Nunca ligar a chave de ignição com a bateria desligada. Ela poderá estar desligada de forma errada;

 

- Caso apareça um veículo com esse problema antes de substituir a bobina por uma nova refaça o chicote do massa do conjunto bobina módulo de potência.

 

OBS: Se não for aterramento como descrito pode ser alternador carregando demais, bateria ou até mesmo o módulo de injeção com defeito.

 

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Detalhes do artigo
ID do Artigo: 33
Categoria: Dicas Técnicas - problemas nos veículos
Data de publicação: 18-05-2015 21:24:35
Visualizações: 3791
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