VEÍCULOS EM GERAL - MOTOR FALHA OU NÃO FUNCIONA APÓS AQUECIDO E NÃO GERA NENHUM CÓDIGO DE FALHA
SITUAÇÃO: Em alguns casos podem ocorrer determinadas falhas no motor ou simplesmente não funcionar após aquecido e nem sempre quando apresenta uma falha deste tipo, o módulo da injeção é capaz de gerar algum código de falha.
CAUSA: Em alguns sensores da injeção eletrônica podem apresentar algum tipo de curto-circuito deixando o componente defeituoso parcialmente funcionando.
Felizmente, os veículos mais antigos possui uma estratégia de emergência na programação no sistema de injeção eletrônica, o que torna o diagnóstico sem o scanner mais fácil.
Ao detectar a ausência de alguns sensores, o módulo eletrônico adota uma padrão de emergência para manter o motor em condições mínimas de funcionamento, o que permite o motorista chegar a uma oficina e efetuar o reparo.
SOLUÇÃO: Remova individualmente o conector de alguns sensores e conecte novamente. Ao desconectar o sensor defeituoso, o motor irá funcionar de forma regular.
Entre os sensores que podem ser testados desta forma são:
- MAP: Sensor de pressão absoluta do coletor de admissão;
- MAF: Sensor de fluxo e temperatura do ar;
- ECT: Sensor de temperatura da água;
- O²: Sensor de oxigênio ou sonda lambda:
- TPS: Sensor de posição da borboleta;
OBS: Não desconecte os sensores vitais para o motor, como o sensor de rotação, sensor de fase, bobina ou distribuidor, pois sem eles o motor perde a referência e não irá funcionar.
IMPORTANTE: Após efetuar esse procedimento, será necessário utilizar o Pc-scan para apagar os códigos de falhas que foram gerados.
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